Conheça a Matter, a marca que vai revolucionar seu smarthome

Existem muitos serviços de casas inteligente atualmente, o que não é surpresa considerando que o mercado cresce a cada dia e que as empresas querem dar identidade própria aos seus produtos. O que é excelente para os consumidores que têm cada vez mais opções para montar sua casa inteligente, não é verdade? Entretanto, o que em um primeiro momento poderia ser um benefício óbvio pode se tornar um grande pesadelo, pois com tantas empresas diferentes, como garantir a compatibilidade entre os dispositivos inteligentes da sua casa? E foi justamente pensando nisso que em 2019 foi criada uma aliança chamada CHIP (Project Connected Home over IP/ Projeto Casa Conectada sobre IP). E essa aliança agora recebe o nome de Matter.


Logo da marca matter
Matter logo

A Matter chega com a função de unificar a comunicação entre os produtos inteligentes, criando um ambiente de extrema compatibilidade, impedindo assim que um produto se comunique apenas com um assistente. Ou seja, comprando um produto com o logo da Matter, você tem a certeza de que ele irá funcionar com o Google Assistent, Amazon Alexa e Apple Homekit. Cobrindo um amplo número de dispositivos como lâmpadas, plugues inteligentes, fechaduras de portas, sensores, detectores, TVs, persianas de janelas, termostatos, condicionadores de ar e outros, a plataforma irá funcionar via BLUETOOTH, WI-FI ou cabo.


A aliança é dirigida por grandes empresas como Google, Amazon, Apple, Samsung, Ikea‎, e Philips Hue. A Philips Hue inclusive já informou que irá lançar uma atualização para tornar todos os produtos da marca compatíveis com a Matter, incluindo até mesmo produtos antigos.


Os primeiros produtos da marca têm previsão de chegar ao mercado no fim desse ano. Interessante, não? E você, utiliza algum serviço de casa inteligente? Comenta aí!