Controle de Xbox para PC? É a melhor opção?

Atualizado: 12 de mai. de 2021

Uma das principais vantagens de se jogar no PC sempre foi a vasta quantidade de opções de periféricos dedicados. De teclados a volantes, as opções são as mais variadas, tanto em preços quanto em funcionalidades. E quando falamos em joystick, já há muito tempo a Microsoft vem sendo a preferida pelos consumidores, e não é por acaso, pois o joystick da dona do Windows possui, sim, muitas qualidades interessantes.


Controle Microsoft Xbox One S branco
Controle Xbox One S

Desde a compatibilidade nativa com o sistema operacional (que me atrevo a dizer: funcionava bem melhor com o controle do Xbox 360), até a muito elogiada ergonomia, o joystick vem reinando em absoluto. Mas será mesmo a melhor opção? Para responder a essa pergunta vamos recorrer, então, ao bom e velho custo X benefício.


Benefícios:

Como menciono acima, a preferência do público não é injustificada. O controle possui uma excelente ergonomia: seu encaixe nas mãos é muito agradável e funcional, pois além de ter uma ótima pegada, ele ainda permite o uso de todos os botões e gatilhos superiores de forma simultânea e confortável.

Outra vantagem já mencionada é que ele possui compatibilidade nativa com o Windows, ou seja, é só ligar e o sistema já reconhece o joystick e configura tanto os comandos como, até mesmo, o layout dos jogos.

Outro ponto positivo é que ele possui entrada para Headset próprio, e versões com P2 e Bluetooth.



Porém, nem tudo é perfeito. O grande calcanhar de Aquiles fica por conta da falta de bateria interna ( o controle utiliza 02 pilhas AA para funcionamento sem fio e micro usb via cabo), e tampouco possui nenhum tipo de sensor de movimento (um problema para quem gosta de emuladores da Nintendo) - características que estão disponíveis em opções mais baratas no mercado, como o Gamesir T4 Pro e o Dualshock 4.


Custo:

Desde o primeiro semestre de 2020, os controles de Xbox passaram por um ajuste gigantesco nos preços, chegando a inacreditáveis 499,99 reais (algumas vezes até ultrapassou essa marca). Valor um tanto alto para um controle, não acha? Você pode se perguntar qual seria a justificativa para um aumento tão expressivo nos preços: seria o dólar ? Falta de estoque? Afinal, o que levou o controle a praticamente dobrar de preço, já que costumava custar 249,00?

A questão é: o dólar subiu, mas não dobrou de valor, e os lojistas internacionais não aumentaram o preço – continua por volta de 50,00 dólares. Inclusive é a mesma faixa de preço do Dualshock 4 da PlayStation, que aqui é encontrado por volta dos 269 reais. Em relação ao estoque, nunca foi noticiado em nenhuma mídia que o produto estava em falta. Ou seja, não há uma justificativa clara, na minha opinião, para o valor dos controles Xbox serem tão altos no Brasil.


Considerações finais:

Sem dúvidas, o controle de Xbox é um ótimo produto, mas pelo preço e funcionalidades que ele apresenta, acredito que existem opções muito melhores e mais baratas no mercado. E você? Qual a sua opinião? Que joystick você usa? Deixe nos comentários.