Dualshock 4 no PC vale a pena?

Ok. Eu sei que o gamepad “oficial” do Windows seria o controle do Xbox, e sendo assim ele seria a melhor opção, não é verdade?



Controle Dualshock 4 para Playstaion/PC
Dualshock 4


Mas será mesmo? Aqui vou te mostrar que o controle da Sony é um concorrente de peso, e que possivelmente é, sim, uma opção melhor para se usar no PC.

Com um design que sofreu apenas pequenos ajustes ao longo dos anos, o controle tem uma boa ergonomia, ótimo acabamento e boa pegada. Tem uma traseira texturizada que parece deixar o controle menos escorregadio, o que pode ser um ponto positivo para aqueles que suam muito durante as jogatinas.

Em relação às conexões, temos a possibilidade de ligar diretamente via cabo micro usb ou parear via Bluetooth. O Windows reconhece ambas, embora não seja de forma nativa, como acontece no gamepad da Microsoft. E no pior dos casos, isso é facilmente contornado por softwares, como o da Steam, DS4Windows, BetterJoy ou outros. Então não é um problema. O controle também possui entrada P2.





Até então temos algo bem parecido com o que encontramos no joystick do Xbox, certo? Mas as similaridades terminam aí. O gamepad possui bateria interna, o que dispensa o uso de pilhas, além de vir com speaker integrado e touchpad. Todavia, o grande diferencial fica por conta do giroscópio, que possibilita configurar movimentos tanto na Steam como em vários tipos de emuladores. Saiba que isso eleva, e muito, a diversão na hora de jogar títulos como The Legend of Zelda Breath of the Wild, New Super Mario Bros, Mario Kart Wii e vários outros.


Por último, mas não menos importante, temos o preço. Nesse quesito a diferença é monstruosa, ao menos no mercado nacional: aqui, o joystick da Sony chega a custar, quase a metade do controle da Microsoft.

E na sua opinião, qual leva a melhor? Dualshock 4 ou Xbox? Deixe seu comentário.