Google apresenta uma nova forma de comunicação, e é incrível.

Com o passar do tempo, tenho a sensação que a tecnologia cada vez mais parece um pouco “mais do mesmo”, e isso acaba diminuindo aquele sentimento de empolgação pelos lançamentos. Sejam updates em softwares ou hardwares, o meio tech parece estagnado.


E eis que no meio de todas essas pseudo novidades, surge o Project Starline da Google.

Mas afinal, o que há de tão incrível nesse projeto? Imagine que você está conversando com alguém através de uma janela, e de repente descobre que essa pessoa está do outro lado do planeta. Você deve estar se perguntando como isso seria possível, certo? A explicação está a seguir.


Através de pesquisas em visão computacional, machine learning, áudio ‎‎espacial‎‎ e compressão em tempo real, a Google conseguiu desenvolver uma forma de comunicação virtual que consegue transmitir sensação de profundidade e volume, sem o uso de nenhum equipamento adicional. E o resultado final é isso:


Imagem do Project Starline da Google
Project Starline Gif

Ou seja, a pessoa com quem você está conversando realmente parece estar ali, bem na sua frente. Legal, né? Você poderia argumentar que vídeo chamada já existe há tempos... Mas nada no nível do Project Starline. Diferente de uma chamada de vídeo comum, aqui é feita a captura de forma tridimensional, depois feita a compreensão e transmissão em tempo real, gerando o resultado que você pode conferir abaixo:

No mínimo impressionante, não é mesmo?