Google Pay no Wear OS funciona no Brasil? Veja como fazer.

Atualizado: 14 de abr. de 2021

Tutorias


Pagando com relógio Wears OS no brasil
Google Pay Wear Os brasil

Já há um bom tempo a Google habilitou a função para pagamento por aproximação nos celulares que possuem NFC, e convenhamos, nada mais prático que tirar o celular do bolso e efetuar pagamento, rápido e sem senha (na maior parte das vezes), melhor ainda quando a solução está ali, bem no nosso pulso, certo?


Infelizmente, por razões que desconheço, apesar termos o Google Pay de forma oficial no Brasil, ele só funciona através de celulares, não sendo possível usar o app nos wearables que usam o OS da gigante. Então o que fazer? Se você, como eu, comprou um Wear OS com a intenção de usar essa tecnologia, saiba que sim, é possível.


Até o momento conheço dois métodos: alterando o proxy e utilizando uma VPN. Mostrarei aqui como usar o segundo, na minha opinião a melhor opção, por ser mais seguro e mais prático. Quando se trata de dinheiro, segurança nunca é demais, não é verdade?

O primeiro passo é escolher seu serviço de VPN; optei pelo da Tunnel Bear, por se tratar de uma VPN já consolidada no mercado e por ter uma opção gratuita, que é limitada em 500mb mas pode chegar a 2,5GB através de promoções. Não aconselho o uso de VPNs totalmente gratuitas, pois como é amplamente divulgado, esses serviços se mantém vendendo dados dos seus usuários, e como mencionado anteriormente, estamos falando de movimentações financeiras, então optemos pela segurança, ok?

Uma vez escolhido nosso serviço de VPN, vamos ativá-lo, configurando para algum país que tenha o Google Pay no Wear OS funcionando. Aqui usei United Kingdom (UK), até porque adquiri meu relógio lá. Caso você queira colocar em um país diferente, lembre-se de se certificar que ele tenha pagamento pelo Wear OS, ok?



Feito isso, vamos desligar o WI-FI do relógio e reiniciá-lo. Aguarde o tempo do para que o haja a sincronização com o telefone o no meu uso varia entre 02 a 15 minutos. Passando essas etapas, caso tenha desinstalado o Google Pay, acesse a Playstore pelo relógio e baixe o aplicativo de pagamento, coloque os dados do seu cartão e tudo certo, você já pode pagar por aproximação com seu wearable.



Google Pay no ativado no relógio no brasil
Google Pay no ativado no relógio

Lembrando que, caso você desabilite a vpn, o aplicativo do Google Pay ainda funcionará durante algum tempo, mas assim que ele acessar os servidores da Google você receberá a irritante mensagem “Não é possível usar o Google Pay. O Google Pay ainda não foi lançado nesse local. Verifique novamente em breve”. Não se desespere, ative novamente a VPN e reinicie o relógio, assim que ele acessar novamente o servidor o GPay voltará a funcionar normalmente. Não faço ideia da definição de “breve” da gigante, mas até o momento nenhum sinal de que seja realmente breve.


Se você conhece outro método, compartilhe com a gente nos comentários!