Nvidia RTX 3090 pior que AMD RX 5700 XT?

Teste sugere que GPU da Nvidia funciona até 30% pior que as AMDs em processadores mais antigos



Segundo o teste realizado pelo canal de YouTube Hardware Unboxed, as GPUs Turring e Ampere da Nvidia têm desempenho muito inferior às RDNA 1 da AMD quando enfrentam gargalos da CPU.

Vale ressaltar que o gargalo somente aparece em títulos que fazem uso pesado dos processadores como Watch Dogs Legions, Shadow of the Tomb Raider, Horizon Zero Dawn e que foram feitos em DX12.

Os testes mostram que placas como a AMD RX 5700 XT atingem FPS mínimos e médios maiores do que as placas high end da Nvidia quando limitadas por CPUs de entrada. A diferença chega a ficar entre 20% e 30% em alguns jogos, o que praticamente elimina a diferença entre as velhas RDNA 1 da AMD e as novas Ampere da Nvidia.

O canal do Hardware Unboxed, no entanto, não conseguiu explicar o que causa o problema, mas especula que o driver da Nvidia precise de mais ciclos do processador do que o driver da AMD, e isso resultaria em uma utilização maior da CPU.

Os testes também causaram muita discussão no canal do Hardware Unboxed, principalmente com o argumento de quem supostamente montaria um setup com placas da série 30xx/20xx da Nvidia e usaria um desses processadores. Entretanto, acho válido pontuar que a análise ajuda quem tem o orçamento mais apertado a obter um melhor custo x benefício, ainda mais no Brasil onde os preços são no normal surreais e pelo o que o mercado internacional está cobrando pelas GPUs.

Afinal, 30% de desempenho a menos não é pouco, não é verdade?

Ainda não há nenhuma resposta por parte da Nvidia acerca do problema.